Osteodistrofia Hipertrófica

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Osteodistrofia Hipertrófica

A osteodistrofia hipertrófica (OH) em cães é uma condição rara, mas grave, que afeta o crescimento ósseo e a formação das articulações. Também é conhecida como osteodistrofia hipertrófica juvenil, uma vez que ocorre predominantemente em cães jovens em crescimento, especialmente em raças grandes e gigantes. Essa condição é caracterizada por uma desordem no processo de ossificação, levando a deformidades ósseas dolorosas e limitações na mobilidade.
Aqui estão alguns pontos importantes sobre a osteodistrofia hipertrófica em cães:

  • Causas: A causa exata da OH ainda não é completamente compreendida, mas há uma forte suspeita de que fatores genéticos desempenhem um papel importante. Raças de grande porte, como o São Bernardo, o Dogue Alemão,  o Golden Retriever e o Setter Irlandês, são mais propensas a desenvolver essa condição.
  • Sintomas: Os sintomas da OH incluem dor, claudicação (mancar), inchaço nas articulações, deformidades ósseas e dificuldade em se movimentar. Os cães afetados podem ter membros dianteiros ou traseiros inchados, causando dificuldades em caminhar ou correr.
  • Diagnóstico: O diagnóstico da OH em cães envolve um exame físico veterinário, radiografias e, às vezes, biópsias ósseas para avaliar a extensão da lesão e confirmar a condição.
  • Tratamento: O tratamento da OH é desafiador e geralmente requer uma abordagem multidisciplinar que inclui cuidados ortopédicos, analgésicos e terapia de suporte. Em alguns casos, podem ser necessárias cirurgias corretivas para realinhar ossos e minimizar a dor. A fisioterapia e a reabilitação também podem ser úteis para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida do cão.
  • Prognóstico: O prognóstico para cães com OH pode variar dependendo da gravidade da condição e da resposta ao tratamento. Infelizmente, a OH pode causar deformidades permanentes e afetar a qualidade de vida do cão, mesmo com tratamento. Em casos graves, a eutanásia pode ser considerada.

É importante notar que a OH é uma condição rara, mas grave, que requer atenção veterinária imediata. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para minimizar o sofrimento do cão e melhorar sua qualidade de vida. Criadores de raças predispostas devem estar cientes da condição e tomar medidas para evitar a reprodução de cães afetados ou portadores de OH, a fim de reduzir a prevalência da doença.