O que é osteocondrite dissecante?

É uma condição de desenvolvimento que surge devido a uma falha de ossificação endocondral (processo essencial durante o desenvolvimento fetal do sistema esquelético, que dá origem à formação óssea). Em cães que crescem rapidamente, o crescimento rápido da cartilagem pode superar o seu próprio fornecimento de sangue fazendo com que o desenvolvimento da cartilagem anormal resulte em claudicação, dor e osteoartrite subsequente. Em alguns casos, alguns flaps de cartilagem doente se separam da superfície de cartilagem remanescente, isso é chamado de osteocondrite dissecante.OCD pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, mas mais comumente afeta o ombro, cotovelo, joelho e tornozelo.

Por que essa doença acontece?

OCD é uma doença “multi-fatorial”. Fatores genéticos são mais importantes, como a predisposição racial, principalmente em Goldens retrievers e cães de raças gigantes. Diferentes raças parecem estar predispostas a desenvolver a condição em diferentes articulações. Por exemplo, a articulação do ombro é mais comumente afetada em Border Collie, grandes dinamarqueses e Wolfhounds irlandeses, enquanto o tornozelo é mais comumente afetada em Bull Terriers, Rottweilers e Labradores.

Como saber se o paciente esta com OCD?

A maioria dos cães com OCD começa a mostrar sinais clínicos antes de 1 ano de idade, embora em alguns raros pacientes (em particular OCDde ombro) os sinais podem apresentar quando o paciente é mais velho. Os sinais clínicos são variáveis, dependem da articulação afetada e do tamanho do defeito da cartilagem. Os sinais mais comuns incluem claudicação, rigídez, dor nas articulações ou edema, a relutância em se exercitar, ou depressão geral.

Como OCD é diagnosticada?

OCD é diagnosticada após um processo de avaliação multimodal, incluindo avaliações radiográficas das articulações afetadas sob sedação ou anestesia geral. A osteocondrose pode ocorrer ao mesmo tempo das doenças ortopédicas de desenvolvimento (displasia do cotovelo, por exemplo), alguns cães necessitam de ressonância magnética e tomografia, pois exames radiográficos simples podem ser pouco sensíveis.

Como a OCD pode ser tratada?

A melhor opção de tratamento é a remoção cirúrgica, embora seja descrito tratamento conservador.

Tratamento conservador

Pode permitir alguma melhoria na claudicação ou dor no curto prazo, mas são geralmente falhos a médio e longo prazo.

Cinco métodos básicos são geralmente recomendados:

  1. — Redução do peso corporal;
  2. — Exercício;
  3. — Anti-inflamatórios / medicamentos analgésicos;
  4. — Suplementos nutracêuticos (por exemplo, glucosamina, sulfato de condroitina);
  5. — Fisioterapia e hidroterapia
Remoção cirúrgica da cartilagem

A remoção cirúrgica do retalho da cartilagem, com curetagem do leito da falha, permite a formação de fibrocartilagem  pontual ao longo das semanas subsequentes. A fibrocartilagem é menos robusta do que cartilagem saudável (hialina), contudo, vai funcionar como uma cicatriz local, impedindo o desenvolvimento contínuo de osteoartrite e desgaste da cartilagem.